VALADARES ANIMADO PARA DISPUTAR GOVERNO APÓS RECEBER PESQUISA! A INFORMAÇÃO É DE DIÓGENES BRYNER

MAIS UM NA DISPUTA

Uma pesquisa para consumo interno entregue ontem animou o senador Valadares (PSB) a disputar o Governo do Estado. Pode-se dizer que ele está com um pé mais à frente nesse seu objetivo. Uma coisa está bem definida: só bate o martelo caso o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM) lhe declarar apoio.

Filiados do PSB também estão animados com a provável decisão de Valadares, apesar de admitirem que há necessidade urgente de novas conversas, para que ele monte uma estrutura partidária forte e garanta uma composição firme que o leve à disputa em tom de igualdade. Apenas para se avaliar o salto, na pesquisa sem a presença de João Alves, ele chega a empate técnico com um dos demais concorrentes, o que serviu para levantar o ânimo dos seus correligionários.

Em conversa na quarta-feira passada, em Brasília, uma liderança forte do Estado disse ao senador Valadares que ele tentasse convencer João Alves Filho a apoiá-lo, mas que não demorasse a tomar uma decisão, porque o tempo para as composições vem se estreitando, o que pode dificultar uma rearrumação mais tarde.

O prefeito João Alves Filho (DEM) desembarcou ontem à noite em Brasília. Provavelmente se houver algum tempo, pode conversar com o senador Valadares. Não há nada marcado, mas conversa boa é aquela não agendada. Também deve acontecer um encontro do senador com Edvan Amorim, porque o momento requer uma certa pressa, para que tudo fique pronto até maio e seja homologado ma convenção de junho.

Um detalhe que se tem de levar em consideração: o PSDB, liderado em Sergipe pelo vice-prefeito José Carlos Machado e Roberto Góis, ouviu praticamente uma ordem da Direção Nacional de que não pode se coligar com o PMDB e PT. Caso não seja cumprido, a legenda pode parar em mãos de Adierson Monteiro, para que seja dado apoio à oposição aos dois partidos que apóiam a presidente Dilma.

No caso seria o PSC&Cia.

O governador Jackson Barreto, que passou a liderar as pesquisas, está levando o ritual de refazer a aliança com serenidade. Voltou a conversar com mais frequência com o PSB e lhe faz mesuras. Como qualquer outro candidato, quer uma composição com o DEM, mas sabe que não pode esperar muito tempo, em razão dos demais partidos do bloco que apresentam candidatos proporcionais. O PMDB fará convenção em junho, mas pretende deixar tudo definido quinze dias antes de realizá-la.

A chapa majoritária tem o PT como candidato ao Senado e aguarda a vice para o DEM ou para o PSB. É bom lembrar que a direção nacional dos socialistas na fecha mais questão em relação ao PSB entre PT e PMDB. É que abriu precedente no Rio Grande do Norte com um acordo entre as mesmas siglas.

Edvan Amorim não esconde que em termos de oferecer vagas na chapa majoritária, não há problema: Eduardo Amorim ao Governo, Valadares Filho para vice e senadora Maria do Carmo à reeleição. Acha que encontrará dificuldades em alguns partidos do bloco, mas admite que a maioria apóia “e depois de decidido, todos marcham juntos sem a menor dificuldade”.

O senador Valadares, que tende a disputar o Governo, não divulga qual a chapa que deseja para mandatos majoritários. Uma composição com o DEM certamente o levará a sugerir o nome da senadora Maria do Carmo, mas para vice a indicação será do PSDB, PPS ou de alguma outra sigla que venha compor com a sua candidatura.

O cenário continua indefinido, com apenas dois nomes declarados como pré-candidatos, mas isso pode mudar com o andamento das conversas que ressurgem com toda a força, mesmo que venham sendo feitas em segredo e fora do Estado.

Já se disse que as eleições em Sergipe se decidiam em Brasília…

MELHOROU

Os contatos entre o senador Valadares (PSB) e o governador Jackson Barreto (PMDB) está bem mais aberto e frequente nessas duas últimas semanas.

As portas estão abertas na aliança com o PMDB.

AMORIM

O PSB também está conversando com o PSC e trocando figurinhas sobre as eleições deste ano. A decisão socialista é abrir o diálogo em todos os campos.

Quando retornar de Minas, Edvan Amorim tem encontro com Valadares Filho.

IMPORTANTE

Pode ser decisivo o encontro que o senador Valadares (PSB) terá com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), até o final desta semana.

Se João apostar na ideia, Valadares será candidato ao Governo.

Trechos da Coluna do jornalista Diógenes Bryner (Jornal Correio de Sergipe)

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade