O Pelotão de Polícia Ambiental registrou na tarde último sábado, 24, uma ocorrência de extração ilegal de areia durante ações de fiscalização no município de Lagarto. O fato ocorreu por volta das 15h30, no momento em que a guarnição flagrou alguns indivíduos retirando areia com o uso de uma retroescavadeira em uma área localizada no povoado Quirino.

Ao perceberam a presença da polícia, um dos homens conseguiu se evadir do local, mas o comparsa foi detido em flagrante. Ao ser interrogado, ele disse que apenas operava a retroescavadeira. Em contato com o foragido, que é proprietário da área, os militares conseguiram que ele retornasse.

Na oportunidade, os policiais questionaram sobre a ilegalidade do ato e o suspeito informou que já havia dado entrada nos órgãos ambientais para obter licença para explorar a área. A guarnição descobriu, ainda, que o material extraído é popularmente conhecido como “arenoso”, que é bastante empregado e valorizado na construção civil.

Segundo os policiais, por não serem apresentados os documentos expedidos pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), a dupla e os equipamentos usados na prática do crime ambiental foram conduzidos à sede da Superintendência da Polícia Federal a quem compete apurar os crimes contra os recursos da União.