MORADORES DE SIMÃO DIAS DENUNCIAM DESCARTE IRREGULAR DO LIXO DE FÁBRICA DE SAPATOS!

Nos últimos anos registrou – se um crescimento acelerado da população urbana no Brasil, e com o Estado de Sergipe, não foi diferente. Em função dos avanços tecnológicos, e do desenvolvimento das cidades do interior, a população vem apresentando mudanças marcantes nos hábitos de consumo.

Como consequência desse desenvolvimento, várias indústrias de renome nacional se instalaram em Sergipe, gerando emprego e renda para a população.Porém, os resíduos produzidos por essas empresas, se não forem descartados da maneira correta, acabam contribuindo para uma série de problemas de ordem sanitária e ambiental.

Quando o lixo é despejado sem qualquer critério e a céu aberto, torna –  se uma séria ameaça ao meio ambiente porque provoca alterações nas características do solo. Através do chorume, que é um líquido de cor preta, malcheiroso e de elevado grau poluidor, produzido pela decomposição de matéria orgânica contida no lixo, pode ocorrer poluição dos mananciais subterrâneos de água e consequentemente dos superficiais.

De acordo com denúncias dos moradores de Simão Dias, distante 100 quilômetros de Aracaju, a fábrica de calçados Dakota está descartando seus resíduos industriais no lixão da cidade, administrado pela prefeitura, sem qualquer critério de separação e tratamento. A equipe do Jornal da Cidade foi in loco verificar as denúncias e constatou que o lixo proveniente da produção é descartado de maneira incorreta. Segundo catadores, essa prática é constante.

“Quase todos os dias a carreta vem jogar o lixo deles aqui. É resto de sapato, palmilha, todo o material que sobra da produção, eles vêm e jogam aqui mesmo. A única separação que eles fazem é afastar de um lugar para o outro, mais nada. Nunca ouvir dizer que esse lixo era tratado não, e olhe que tem muito tempo que eu estou aqui, desde quando essa empresa entrou, nunca vi dizer que eles tratavam o lixo”, afirma um catador que prefere não ser identificado.

“Passando a bola”

Procurada pelo Jornal da Cidade, a fábrica de calçados Dakota justifica que os responsáveis pela coleta e destino do lixo são a prefeitura de Simão Dias. A empresa alega que, na época que foi instalada em Sergipe, foi feita uma lei municipal na qual a prefeitura se responsabilizava por esses resíduos. Ainda segundo informações da Dakota, os dejetos descartados no lixão de Simão Dias não oferecem riscos, e que o lixo considerado perigoso, uma parte é reciclada e a outra é destinada para o local adequado. A equipe de reportagem do Jornal da Cidade tentou entrar em contato com o prefeito de Simão Dias, porém, sem sucesso. O espaço permanece aberto caso o mesmo queira prestar esclarecimentos.

Fonte: Jornal da Cidade – Caderno Municípios – Edição deste domingo, dia 4.

Foto Ilustrativa

1 comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade