INVESTIGAÇÃO APURA SE RENAN CALHEIROS RECEBEU PROPINA NO EXTERIOR

A PGR (Procuradoria-Geral da República) investiga se o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu propina no exterior por meio do lobista Jorge Luz, referente a um negócio da Petrobras na Argentina.

É a primeira frente de investigação da Lava Jato que relaciona Renan a um possível recebimento de vantagem indevida também fora do país. Até então, os relatos contra o peemedebista eram de que ele foi beneficiado por meio de doações legais ou dinheiro em espécie.

No inquérito sigiloso, ao qual a reportagem teve acesso, a Procuradoria diz que a propina foi repassada para Renan Calheiros, o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) e o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) “por meio de valores em espécie no Brasil ou transferências para contas bancárias no exterior”, que pode configurar os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Resposta

Os parlamentares acusados negam o recebimento de propina e o envolvimento com irregularidades.

Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que “que não recebeu vantagens de quem quer que seja. A possibilidade de se encontrar algum recurso sem origem justificada nas contas do senador é zero”.

Aníbal Gomes (PMDB-CE) refutou as acusações. Jader Barbalho (PMDB-PA) não foi localizado, mas disse anteriormente que não conhece Fernando Baiano e que nunca recebeu “nenhum centavo”.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade