HOSPITAL REGIONAL DE LAGARTO ATENDEU 2.352 VÍTIMAS DE ACIDENTES MOTOCICLÍSTICOS EM 2014

Em 2014, o número de pacientes envolvidos em acidentes motociclísticos (motos e motonetas) atendidos no HRL chegou a 2.352, enquanto no primeiro trimestre deste ano, quase 300 vítimas desse tipo de ocorrência já foram assistidas pela unidade hospitalar.

“Fui desviar de uma outra moto e a que dirigia acabou caindo sobre a minha perna, causando fraturas em três pontos do meu tornozelo direito”. A declaração é da autônoma Andréa dos Santos, de 39 anos, que há cerca de dois anos sofreu um acidente no centro de Itabaiana, no Agreste sergipano. Nesta quinta-feira (23), ela aguardava, ao lado de dezenas de pessoas, para mais uma revisão no Serviço de Ortopedia do Hospital Regional de Lagarto (HRL), localizado na região Centro-Sul de Sergipe.

Desde que sofreu o acidente, ela já passou por duas cirurgias e quatro revisões. “Vim para o médico avaliar a possível retirada da placa e de seis pinos. O atendimento daqui tem sido muito bom desde a primeira cirurgia, e as revisões têm sido feitas no dia marcado”, reconheceu Andréa.

O caso da autônoma é apenas um entre centenas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que cada vez mais chegam às urgências hospitalares por todo o país. E em relação ao Hospital Regional de Lagarto não é diferente. Em 2014, o número de pacientes envolvidos em acidentes motociclísticos (motos e motonetas) atendidos no HRL chegou a 2.352, enquanto no primeiro trimestre deste ano, quase 300 vítimas desse tipo de ocorrência já foram assistidas pela unidade hospitalar.

Em comparação ao número de vítimas de acidentes automobilísticos assistidos pelo HRL, que foi de 20 nos três primeiros meses de 2015, o total de acidentados por motos e motonetas este ano chega a ser superior em mais de 1.300%. “Vivemos hoje uma verdadeira epidemia em relação aos acidentes de moto no Brasil. E isso ocorre com maior gravidade principalmente no interior, onde os motociclistas usam na maioria das vezes esses veículos sem a capacitação adequada e sem os equipamentos de segurança, principalmente capacetes, ocasionando acidentes com grande gravidade”, ressalta Oldegar Alves, superintendente da unidade hospitalar.

Pesquisa

Os acidentes de trânsito, em especial, os motociclísticos, estão entre as principais causas das urgências atendidas no HRL, segundo revelou o Inquérito de Violências e Acidentes em Serviço de Referência Hospitalar de Sergipe. A pesquisa, que entrevistou 1.065 pacientes atendidos no HRL, no período de 15 de agosto a 13 de setembro de 2013, foi desenvolvida pela professora Shirley Verônica Melo Almeida Lima como temática da sua Dissertação de Mestrado em Ciências da Saúde no Campus/São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e contou com a colaboração, na fase da coleta de dados, de alunos do Curso de Enfermagem do Campus da Saúde de Lagarto, também da UFS.

O levantamento corrobora com dados já apontados nos relatórios gerenciais e de produção do HRL, gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS): o grande número de vítimas que se envolvem em acidentes, em especial com motocicletas, a inobservância do uso obrigatório de equipamentos de proteção (como capacetes) e a ingestão de bebidas alcoólicas associada ao ato de dirigir. O estudo apontou, por exemplo, que 53,3% das vítimas de acidentes motociclísticos não utilizavam capacetes e 85,4%, nos automobilísticos, não usavam cinto de segurança.

Pelo levantamento, nos acidentes de transporte, a motocicleta foi o principal meio utilizado pela maioria das vítimas, totalizando 72,2%. Entre os atendimentos registrados segundo o tipo de vítima, os condutores representaram 73,3% dos casos, enquanto os passageiros somaram 19,6%.

Frota

O aumento no número de vítimas de acidentes motociclísticos na região sob a cobertura assistencial do HRL tem relação direta com o avanço assustador da frota de motos e motonetas no Centro-Sul. Somente Lagarto, de acordo com o cadastro do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), até fevereiro deste ano possuía 19.820 desses veículos. Esse total já representa 72% da frota total do município, que era de 34.099 veículos registrados no órgão de trânsito no mesmo mês de 2015. Em comparação a fevereiro de 2010, a frota de motocicletas e motonetas do município praticamente dobrou, passando de 10.912 para quase 20 mil.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade