HÁ 10 ANOS, PROJETO VOLUNÁRIO, LEVA PREVENÇÃO ÀS DROGAS PARA CRIANÇAS DE SIMÃO DIAS

Wilhiam ao centro com garotos do Mais que Futsal é Vida

Em meados de 2004, era criado na cidade de Simão Dias, um projeto voluntário, sem interesses políticos, denominado “Mais que Futsal é Vida, a Rede Social que Humaniza”, com o objetivo de impedir a entrada de crianças e adolescentes ao caminho da perdição, principalmente o das drogas. A idéia inicialmente era utilizar o espaço da Praça de Eventos com  a prática de futsal, mas os jovens Wilhiam e Deraldo Júnior, idealizadores do projeto, perceberam que era necessário mais que a prática esportiva. Era preciso evangelizar e orientar, trabalhar ainda mais no sentido de formar as crianças em verdadeiros cidadãos.

Instrução sobre prevenção às drogas antes da recreação

Sem estrutura e com banheiros problemáticos na Praça da Folia, o projeto foi transferido para a Praça Lucila Macêdo Déda, onde foi cedida a quadra da Escola Estadual Carvalho Déda.

O Mais que Futsal é Vida atua com a faixa etária dos 6 aos 17 anos  e mais de 120 crianças participam desse projeto social, educativo sempre instruindo para que os participantes possam trilhar os caminhos certos da vida. Essa mistura de recreação e educação vem trazendo resultados bem satisfatórios nesta primeira década de trabalho, embora ainda não tenha despertado a atenção da sociedade simãodiense.

Iluminação precária na quadra da escola não desanima a garotada

As atividades acontecem todas as quartas, das 19:30 às 21 horas na quadra esportiva do Carvalho Déda, com frequência média de 60 crianças e a dinâmica começa com exibição de vídeo em telão com testemunhos de pessoas que conseguiram vencer a luta contra as drogas. Depois as crianças realizam orações e junto a seus instrutores compartilham de momento com leitura da Sagrada Bíblia e posterior explanações. Na sequência, todos vão para o centro da quadra e por cerca de 20 minutos escutam instruções a respeito de entorpecentes, seus malefícios e formas de se proteger da ingressão ao mundo maligno das drogas. Finalizada a parte de instrução os garotos e as garotas passam à etapa de lazer se divertindo com jogos de ping-pong, totó, dominó, futebol de mesa, futsal dentre outros. O projeto agrega crianças das mais variadas classes da sociedade, principalmente a mais pobre. Além da leitura de revistas com temas importantes as vezes a turma é convidada a participar aos fins de semana de retiro espiritual em chácara.

Garoto se diverte praticando futebol de mesa

O projeto é simples, mas de um imenso valor dentro da comunidade, embora o interesse das autoridades e comércio em protagonizar apoio ainda seja muito pouco.  Empresas como Posto Shel, Nena Neném, Fabrine Construções e até a Primeira Igreja Batista de Simão Dias já contribuíram e dessa ajuda se conseguiu viabilizar a aquisição de material esportivo já que as crianças e nem os pais arcam absolutamente com nada.

O instrutor Wilham já fez vários cursos voltados à prevenção ou combate as drogas pela Universidade de Santa Catarina, Universidade Federal de Brasília, Univesidade Federal de São Paulo dentre outras. Os certificados lhe atestam condições até para lidar em clínica de reabilitação de dependentes químicos.

Dentre a criançada se percebe nitidamente a felicidade estampada na face, em largos sorrisos e gentileza raramente vista em meninos nessa idade.  A turma sempre é acompanhada dos instrutores que contam com a dedicada colaboração de suas esposas e familiares.

Como reflexo da aprendizagem, as crianças aprendem a lidar com conflitos familiares, aprofundam o sentido do perdão, civilidade além de proporcionar saúde.

Inclusão Social faz parte do Mais que Futsal é Vida

A sociedade de Simão Dias de forma geral precisa abraçar esse projeto dando-lhe apoio que lhe for necessário, uma vez que dentre os propósitos dos idealizadores está a expansão das atividades. Em dez anos, as crianças nunca tiveram camisas que pudessem identificar o projeto e propagar a ação voluntária. Pelo que se pode perceber, o maior sonho deles é buscar um sede própria onde as atividades poderiam acontecer com mais freqüência. Ao ser indagado sobre a satisfação pessoal, Wilhiam respondeu ao Portal Edelson Freitas que é imensamente gratificante e que resume tudo isso no relato feito pelos seus filhos de 6 e 12 anos, que afirmaram querer seqüenciar o projeto idealizado pelo pai. Ainda de acordo com Wilhiam, a mensagem principal deixada pela Mais que Futsal é Vida é que os pais não devem nunca desistir de seus filhos, e vai mais além, para melhorar a humanidade é extremamente necessário alfabetização através da evangelização.

Informações: Portal Edelson Freitas/ Fotos: Arquivo Pessoal do Projeto

Simão Dias precisa enxergar e apoiar esse projeto de vida

3 Comments Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade