EDITAL DO MINISTÉRIO DA CULTURA AUXILIA NA PROMOÇÃO DE OFICINA DE ATORES EM SIMÃO DIAS

Oficina ocorreu no Instituto de Jovens Simãodienses

Com objetivo de premiar a atuação exemplar de Mestres, grupos ou comunidades praticantes de expressões das culturas populares brasileiras e fortalecer essas expressões, a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), lançou em 2012 o Prêmio Culturas Populares – Edição Mazzaropi.

As inscrições para o Prêmio duraram até julho de 2013, por isso, os contemplados só foram conhecidos no final de outubro. Sergipe, teve a marca de 11 mestres contemplados, três grupos informais e um grupo formal: o ‘Jovens Atores’, realizado pelo Instituto Simãodiense de Juventude’.

Através desta associação, a cidade de Simão Dias tem ganhado destaque nos cenário da inclusão social através da cultura. O Instituto vem desde 2008 disseminando a arte teatral no município através da encenação da Paixão de Cristo, realizada sempre na Semana Santa, e com auxílio de editais como o Mazzaropi, consegue dar mais destaque a essas apresentações. Neste prêmio eles conquistaram uma verba de R$ 10 mil reais.

Segundo José Santana Curvelo, que é coordenador do Instituto, através deste edital cerca de 25 jovens foram beneficiados com oficinas de teatro, dicção, técnicas de atuação e maquiagem teatral. “Esse recurso foi muito importante, pois além de contribuir para que pudéssemos engrandecer nosso espetáculo, pudemos oferecer essas oficinas para esses jovens”, frisa.

Através da peça, 100 jovens do município são envolvidos diretamente, sejam atuando, sendo figurantes, ou trabalhando nas equipes de apoio. José Santana afirma ainda que em 2011 o instituto também foi contemplado com o edital Mais Cultura do MinC, que deu um pontapé inicial para que a Paixão de Cristo fosse encenada com mais qualidade na cidade. “Se não fossem esses dois editais não teríamos uma produção tão legal para as pessoas do nosso município”, completa.

Oficina ocorreu no Instituto de Jovens Simãodienses

O coordenador do Instituto Simãodiense de Juventude lembra ainda do incentivo dado pelo Governo do Estado aos municípios através de oficinas de elaboração de projetos e da importância dos editais no fomento da cultura brasileira. “Essas seleções são muito importantes, pois são uma forma de descentralizar os recursos públicos que antes eram direcionados apenas para os grandes centros urbanos. Quem iria imaginar que uma cidade como Simão Dias, no interior de Sergipe, receberia verba do Governo Federal?”, comemora José Santana.

A encenação da Paixão de Cristo em Simão Dias acontecerá na Sexta-feira, 18, na Praça de Eventos da cidade, a partir das 18 horas.

Informações: Ascom/Governo de Sergipe

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade