CANDIDATOS JÁ APRESENTARAM 50 REPRESENTAÇÕES AO TRE DE SERGIPE CONTRA A IMPRENSA

Se nas ruas a disputa eleitoral ainda aparenta pouco fôlego, nos canais da Justiça os dois principais agrupamentos políticos locais travam uma outra batalha, a das representações contra órgãos de imprensa. Em 30 dias (entre os dias 6 de julho e 6 de agosto), foram encaminhados ao Tribunal Regional Eleitoral 70 pedidos de representação, sendo 50 deles contra jornalistas, radialistas, jornais, sites e emissoras de rádio e TV.

A coligação encabeçada pelo candidato a governador Eduardo Amorim (PSC) entrou com 30 representações desse tipo. Já o bloco liderado pelo governador Jackson Barreto, candidato à reeleição pelo PMDB, apresentou 20 ações.

Em todas as ações, a acusação é de propaganda eleitoral. A maioria dos pedidos requer direito de resposta, aplicação de multa e até suspensão do programa ou retirada da emissora do ar. Edivan Amorim (PR), líder do agrupamento que tem como candidato a governador Eduardo Amorim, seu irmão, é o candidato que mais entrou com representações – mais de dez no período analisado pela reportagem. Na maior parte dos casos, a coligação “Agora Sim” também entrou com pedido semelhante ao dele.

Jackson Barreto, Eduardo Amorim, Rogério Carvalho, Gilberto dos Santos e Augusto Franco Neto também ingressaram com representações.

Os pedidos mais recorrentes são contrários às emissoras de rádio Ilha FM e 103 FM e às retransmissoras de ambas no interior do Estado, ao Jornal do Dia, e aos radialistas George Magalhães, Carlos Ferreira e Jailton Santana. O JORNAL DA CIDADE, as rádios Mix FM e Princesa da Serra, sites como 247, Portal Infonet, Click Sergipe, a TV Cidade e até mesmo perfis no Facebook foram alvos das representações.

O Ministério Público Eleitoral também apresentou representações neste primeiro mês de campanha – cerca de dez –, mas todas elas contrárias a candidatos que teriam desvirtuado o conceito de propaganda eleitoral partidária. Em todos os casos, o MP pede a retirada ou suspensão da propaganda e a aplicação de multa.

Informações: Jornal da Cidade

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade