BELIVALDO CHAGAS ENTREGA COMPUTADORES EM SIMÃO DIAS

Com o objetivo de integrar o sistema de regulação de saúde em Sergipe, o governador em exercício, Belivaldo Chagas, entregou na manhã desta segunda-feira, 19, no município de Simão Dias 15 computadores, 21 impressoras, 16 no-breaks e cinco switches [aparelhos utilizados para conexão de redes]. O ato foi acompanhado pelo secretário municipal de saúde, Lenivaldo Nunes, vereadores do município, assessores e população em geral. Os equipamentos, frutos de um investimento total de R$ 4,5 milhões, transferidos do Fundo Nacional para o Estadual de Saúde, vão organizar os processos de trabalho, agregar o prontuário eletrônico para acesso aos pacientes e facilitar uma discussão interna no município para produzir linhas de cuidado ao paciente.

De acordo com Belivaldo Chagas, os computadores vão ser interligados em rede e proporcionar que as informações dos pacientes cheguem de forma precisa à rede do Complexo Regulatório de Saúde do Estado, de modo a viabilizar e agilizar alguns tipos de tratamento.

“Fiz questão de estar aqui em Simão Dias e fazer essa entrega. É com alegria e satisfação que participo desse ato simples, porém extremamente importante para mim. O que a gente quer é facilitar a vida das pessoas no quesito do atendimento, viabilizar as ações da secretaria de saúde do município, e, dentro do possível, pensar em uma parceria entre Simão Dias e o Estado”, comentou Belivaldo.

Assim como Simão Dias, 72 municípios sergipanos estão tendo acesso a 488 computadores, 561 impressoras, 561 no-breaks e 152 switches, que irão compor a implantação da rede Estadual da Central de Regulação.  Segundo o governador em exercício, 30 cidades já foram contempladas com os equipamentos.

“O compromisso é que a gente possa fortalecer a rede, levando informações dos postos e da atenção básica para compor a base de dados do Sistema Único de Saúde (SUS). No momento seguinte a gente pretende criar uma rede para observar todo o Estado e permitir que ele possa identificar que tipo de patologia e doença são mais acometidas nos municípios, para providenciar, assim, uma melhor assistência”, relatou o secretário de Estado da Saúde, José Sobral.

A uniformização da rede, de acordo com explicações do secretário José Sobral, pretende proporcionar ainda a chegada de mais recursos do Ministério para o Estado e os municípios.  Ele também destaca que é necessário que cada prefeitura cobre das respectivas secretarias municipais de saúde a atualização das informações no sistema de regulação, para que este funcione de modo eficiente.

“Essa parceria na área da saúde acontece por determinação do governador Jackson e de Belivaldo. Viemos fazer esse ato em Simão Dias porque aqui é uma região importante. A regulação é um sistema que vai melhorar o acesso à saúde em todos os aspectos. Nós já a implantamos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) do Estado de Sergipe. E quando conseguirmos atingir a regulação plena para leitos, área neonatal, toda a rede materna e ainda pudermos colocar nesse sistema os exames de alta e média complexidade, vai ficar muito mais fácil a gente poder organizar”, complementou José Sobral.

O prefeito de Simão Dias, Marival Santana, comentou que no município estão sendo construídas 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e que os computadores entregues pelo governo vão integrar suas estruturas. “Agradeço ao governador por vir fazer essa ação e trazer os equipamentos pessoalmente a Simão Dias. Esses aparelhos vieram na hora certa para gente equipar essas unidades, prestar uma melhor qualidade no serviço, integralizando toda a saúde”.

Equipamentos

Os equipamentos serão instalados em Unidades de Atenção Primária de Saúde. Interligados ao Complexo Regulatório, eles facilitarão uma discussão mais aprimorada, pois será possível uma produção de dados qualificados e informações confiáveis, possibilitando avanços mais céleres na assistência ao paciente. Com a interligação, será possível aprimorar o tratamento de um paciente oncológico, por exemplo, encaminhando-o com maior presteza à Central Especializada.

O sistema ficará sob gerenciamento do Complexo de Regulação do Estado que, por sua vez, está vinculado ao Sistema Interfederativo de Garantia de Acesso Universal (Sigau).

Informações: Secom do Governo de Sergipe

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade