BELIVALDO CHAGAS ACOMPANHA EXPOSIÇÃO “DÉDA PRESENTE”

Música, poesia, fotografia.Tudo bem ao gosto do homenageado. A exposição “Déda Presente”, idealizada pelo Instituto Marcelo Déda, desembarcou em Simão Dias, distante 103 km de Aracaju, a terra natal de Marcelo Déda. O evento foi montado para celebrar os 56 anos de nascimento do ex-governador,com  uma coletânea de fotografias que contam um pouco da história do homem público. A ex-primeira dama, viúva de Marcelo Déda, Eliane Aquino, recebeu autoridades, parentes, amigos e admiradores do cidadão ilustre e conterrâneos. 

O vice-governador Belivaldo Chagas, também simão-diense, era um dos mais saudosos. Ele estudou na mesma escola que Déda na infância, o Colégio Estadual Fausto Cardoso, e falou das lembranças que tem do amigo.

“Lembro muito daquele cara jovem, dinâmico, que acreditava no futuro e que tinha sonhos imensos. Infelizmente ele não teve condições de realizar, mas plantou a semente para que diversos frutos possam nascer e muitos já estão aqui no estado de Sergipe. Déda tinha muito carinho por Simão Dias”, relembrou Belivaldo.

A homenagem começou com poesia, primeiro interpretada por um poeta da cidade, Wilton Santos de Jesus, e depois por dois alunos de uma escola da cidade. Logo depois foi a vez da música, executada pela Orquestra Jovem de Aracaju, composta por estudantes da Escola Vitória de Santa Maria. Clássicos da música erudita e da música popular brasileira fizeram os presentes se emocionar.  

Depois das apresentações foi a vez das homenagens de amigos e familiares. Eliane Aquino relembrou o último aniversário que passaram juntos.“No último aniversário de Marcelo, ele não queria fazer nada, já estava doente e eu chamei alguns amigos bem próximos. Ele cantou até às quatro horas da manhã. No final, ele disse pra mim que depois de muito tempo ele tinha esquecido que estava doente. Ele foi feliz no último aniversário, e isso me deixou mais feliz”, contou.
A cidade parou na praça Barão de Santa Rosa para lembrar do simão-diense que governou o estado. 

“Acho importante a presença da comunidade para prestigiar as memórias de um ilustre da nossa cidade. A família dele é daqui e temos uma lembrança muito forte da presença dele aqui”, disse a professora Rose Cristiane Leal Santos.

O Deputado Federal e também cidadão de Simão Dias, Valadares Filho, foi acompanhar a exposição. 

“Poder reviver toda a história de Marcelo Déda, onde ele nasceu, com seus conterrâneos é fazer história, reconhecer o homem público brilhante que representou muito bem nossa cidade. Um dia muito especial, na data do aniversário dele, fazer isso, uma grande homenagem a um grande homem público”, celebrou o deputado. 
Os irmãos do ex-governador se emocionaram ao olhar mais uma vez a coletânea de fotos. Cláudio Déda, desembargador e irmão de Marcelo Déda, falou do orgulho que toda a família tem da trajetória política do menino que nasceu em Simão Dias e ganhou o estado inteiro com carisma, uma oratória invejável e talento em todas as áreas que se propunha a olhar.  “Político, poeta, orador, cineasta e muito carismático. Ele era um orador que nos orgulhou, seguindo os passos do nosso avô, José Carvalho Déda. Um ícone da nossa família, representou muito bem o estado de Sergipe. Queria que o tempo voltasse para que a gente construísse uma vida adulta diferente, que tivéssemos tido mais tempo para ficarmos juntos. Tenho muito orgulho de Marcelo”, disse.

A exposição foi montada pela primeira vez há dois anos como um grande aliado na preservação da memória e do legado de Marcelo Déda. A mostra reúne 35 imagens de autoria da repórter fotográfica, Janaína Santos, e outros dez registros feitos pelo próprio Marcelo Déda. Segundo a viúva, além da exposição, o Instituto Marcelo Déda vai ampliar as homenagens.

“Além da exposição faremos a doação do livro de poesia dele para todas as escolas públicas do estado. A gente quer que todas as bibliotecas públicas conheçam um pouquinho do poeta Marcelo Déda e que carreguem o legado da ética, do trabalho, capacidade técnica que ele carregou ao longo da vida dele”, contou Eliane. 

Pelo menos mais dez municípios sergipanos vão receber a exposição “Déda Presente”. A próxima cidade será Japaratuba.

Informações: Agência Sergipe de Notícias

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade