Foto: Jorge Canguçu – Aracatu – BA
Um vórtice ciclônico de alto níveis (VCAN) e um ciclone extratropical atuam na costa do Brasil esta semana. Os dois sistemas são áreas de circulação ciclônica (sentido horário) de ventos, associados com baixa pressão atmosférica, mas observados em altitudes completamente diferentes, um na atmosfera superior e outro em superfície e em níveis de baixa altitude. Por causa de seus posicionamentos nos próximos dias, o VCAN estimula a chuva sobre o Nordeste. A passagem do ciclone extratropical ajuda a deixar o ar mais seco sobre o Sul do Brasil.
VCAN na costa do Nordeste
O VCAN – vórtice ciclônico em altos níveis – é uma região de circulação ciclônica de ventos (sentido horário) observada na alta atmosfera, em torno de 10 mil metros de altitude. É um sistema meteorológico típico do verão e tem muita influência no aumento e na diminuição de áreas de instabilidade em particular sobre o Nordeste do Brasil. Mas dependendo de sua posição, pode influenciar outras regiões do país.
O centro do VCAN está associado com pouca instabilidade, com diminuição da nebulosidade e das condições para chuva. Quando o centro deste vórtice fica no mar, próximo da costa do Nordeste, como acontece nesta semana, os ventos mais persistentes nas áreas mais afastadas do centro do VCAN instabilizam a atmosfera, favorecendo o aumento da nebulosidade e da chuva.
Desde o início desta semana estão ocorrendo fortes pancadas de chuva sobre o Nordeste, principalmente pelo interior dos estados. Choveu forte até no sertão nordestino. Na quarta-feira, 5 de dezembro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou estas fortes pancadas de chuva principalmente em áreas do Piauí, Maranhão e Bahia. Mas na terça-feira, 4, choveu forte no interior do Ceará e no sertão de Alagoas e de Pernambuco.
Em apenas 1 hora, o INMET registrou 45,0 mm em Gilbués (PI), 36 mm em Pão de Acúçar (AL), 25,4 mm em Guanambi (BA).
Nas próximas 48 horas, até a sexta-feira, 7 de dezembro, o centro do VCAN deve se deslocar aproximando-se mais do Nordeste. Isto vai fazer com que as áreas de instabilidade enfraqueçam. Mas na sexta-feira, 7 de dezembro, outra frente fria chega ao litoral sul da Bahia e vai intensificar novamente as áreas de instabilidade no fim de semana sobre várias regiões do Nordeste.
Próximos dias
Nesta quinta-feira, um vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera está sobre o mar ao largo da costa leste do Nordeste e ajuda a formar essas áreas de nuvens carregadas que estão espalhadas sobre o Nordeste e o tempo continua instável. As nuvens continuam crescendo por quase toda a Região e condições para pancadas de chuva com raios no litoral e no interior da maioria do estados. Só não deve chover em Aracaju, Maceió e Recife.
A chuva mais volumosa acontece em áreas de sertão, Maranhão, Piauí e Bahia. Salvador pode ter chuva moderada.
Pelo menos até sexta-feira (07), muitas áreas de instabilidade estarão favorecendo o crescimento de nuvens carregadas sobre o Nordeste. Existe alerta para volumes de chuva elevados. Enquanto, isso, o litoral de Pernambuco, Sergipe e Alagoas continuam com o ar seco que inibe a chuva.
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL