NORDESTE: MAIO TERÁ CHUVAS FREQUENTES NA FAIXA LESTE

O Clima na região Nordeste  durante o outono é bastante influenciado pelas ondas de leste, que contribuem para a ocorrência de chuvas na faixa leste da região, especialmente entre o Sergipe e Rio Grande do Norte e também pela Zona de Convergência Intertropical, ZCIT, com chuvas frequentes desde o litoral do Maranhão até o Rio Grande do Norte. Essas chuvas são importantes para a manutenção da vegetação e dos reservatórios de água na região, mas também podem trazer problemas, como inundações e deslizamentos de terra.

Previsão para o mês de maio

Com ondas de leste e umidade direcionada do oceano para a costa da região, maio ainda é um mês de chuvas volumosas na faixa leste do Nordeste, com possibilidade de eventos de chuva expressiva.

No sul da Bahia, apesar de os volumes de chuva tenderem a ficar ligeiramente abaixo da média, há possibilidade de eventos de chuva expressiva durante o avanço de frentes frias, principalmente na segunda quinzena do mês. Essas frentes frias acompanham massas de ar frio que podem causar quedas expressivas de temperatura na região, principalmente durante as noites.

No interior da região Nordeste, entre a Bahia e o Maranhão, os volumes de chuva ficam dentro ou abaixo da média, normal a estação, marcada pela redução da chuva no MATOPIBA. 

Em relação às temperaturas, é esperado um pouco abaixo da média no norte da região, entre a Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, devido à umidade elevada. Já na faixa litorânea leste, entre a Bahia e Paraíba, além do interior da Bahia e sul do Piauí, as temperaturas tendem a ficar acima da média, o que pode trazer desconforto para as pessoas que vivem nessas áreas. (Carine Gama)

Tags:, , , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade