A frente fria que começou a se deslocar pelo litoral do Brasil na última sexta-feira (19) alcançou o litoral sul da Bahia no domingo (20), provocando chuva volumosa em diversas cidades da região. Agora, ao longo desta terça-feira (22), o sistema avança mais sobre o estado e alcança a capital, Salvador, onde há previsão de tempestades ao longo do dia combinando chuva intensa, trovoadas e risco de alagamentos em áreas vulneráveis.
Apesar de abril ser, historicamente, um dos meses mais chuvosos do ano em Salvador — com média climatológica de 285 mm —, o acumulado até agora está bem abaixo do esperado. Nas primeiras três semanas do mês, os volumes de chuva em diferentes áreas da capital variaram entre 40 mm e 60 mm, o que representa menos de 25% da média mensal. Esse cenário chama atenção, já que abril costuma marcar o auge da estação chuvosa na faixa litorânea da Bahia.
Chuva começou a aumentar no final de semana. Com a chegada da frente fria ao litoral sul no domingo, várias cidades da faixa sul da Bahia registraram acumulados expressivos de chuva. Em Valença, foram 103,2 mm nas últimas 96 horas. Em Palmas de Monte Alto, o volume alcançou 95,2 mm, seguido por Guaratinga com 85,2 mm, e Camamu, que teve 74 mm. Outras cidades como Itororó e Prado também registraram volumes elevados, com 68,4 mm e 63,6 mm, respectivamente. Esses dados reforçam o impacto do sistema sobre o sul baiano antes de alcançar a capital.
O mapa de risco desta terça-feira coloca praticamente todo o estado da Bahia sob atenção. Áreas em amarelo, vermelho e roxo indicam risco de chuva forte. O maior destaque vai para as áreas em roxo, que englobam a capital, com risco de tempestades intensas combinação de chuva volumosa, raios e ventos. As áreas em vermelho, que também abrangem Salvador, mantêm o alerta para temporais com trovoadas e possíveis transtornos urbanos. (Guilherme Borges)
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL