Fortes pancadas de chuva e com raios têm se espalhado por pontos do Nordeste Brasileiro e os volumes de chuva são muito expressivos nas capitais e municípios da região. Choveu forte nas últimas 24 horas em Pernambuco, Maranhão e interior da Bahia. A chuva foi moderada em pontos do norte do Ceará, litoral de Pernambuco, Alagoas, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, no leste do Piauí.
Boa parte das instabilidades se devem ao calor e à alta umidade do ar, oriunda do mar e da região. Além disso, há a contribuição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), mais a circulação dos ventos em altitude.
Recife-PE: 121mm
São Luís-MA: 112 mm
Olinda-PE: 104mm
Jaboatão dos Guararapes-PE: 92mm
Queimadas-BA: 87mm
Aracaju-SE: 66mm
Carolina-MA: 66mm
Transtornos como alagamentos, vias inundadas, pessoas ilhadas e desabrigadas já são registrados especialmente no Maranhão e em Pernambuco. Infelizmente 6 óbitos já foram registrados no Maranhão e 33 municípios decretaram situação de emergência por conta das chuvas.
A notícia não é boa, a chuva vai continuar! Em toda a faixa litorânea do Nordeste, mas especialmente entre Salvador e São Luís, os volumes de chuva previstos nos próximos dias oscilam de 20 a 80 mm e passam disso em alguns pontos da região. A chuva só perde força no sertão nordestino.
Maranhão, Piauí e Ceará acumulam os maiores volumes de chuva, com alto risco de temporais diários.
Entre Natal e Maceió, a chuva vem em forma de pancadas de moderada a forte intensidade, mas no domingo, aumenta o risco de temporais.
Acumulado previsto entre 23 e 27 de março.
(Carine Gama)
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL