NORDESTE: ALERTA! TEMPORAIS GANHAM FORÇA NOS PRÓXIMOS DIAS

A chuva volta a preocupar o Nordeste do país no decorrer desta semana, em decorrência da circulação de ventos nos diferentes níveis da atmosfera e a entrada constante de umidade do mar para o continente, além da atuação da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical, mais posicionada próximo à costa norte nordestina. 

A situação volta a ser preocupante devido aos temporais entre Maranhão, Piauí, oeste e sul da Bahia. No decorrer desta semana, entre a segunda (19) e pelo menos até a sexta-feira, 23 de fevereiro, os acumulados podem superar os 100mm; ficando entre 150 a 250mm nestas regiões. 

Este último final de semana, também foi instável entre Pernambuco e Sergipe, mas a tendência até a quinta-feira (22), é de pancadas mais irregulares para a costa leste nordestina, que pontualmente podem vir com moderada a forte intensidade; a partir de sexta-feira e do próximo final de semana (24 e 25) a chuva volta a aumentar entre o leste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, devido à atuação de um VCAN. 

Por enquanto, alerta voltado novamente para as capitais, São Luís, Teresina, Fortaleza e Salvador, além, de regiões como, Balsas–MA, Bom Jesus e São Miguel do Nonato no Piauí, Barreiras, Carajás e Ilhéus e Porto Seguro, no estado da Bahia. A previsão é de muita chuva também nas cidades do norte e sul do Ceará, como a região de Juazeiro do Norte.

ATENÇÃO: O potencial de transtornos aumenta em todas as áreas, devido ao excesso de chuva e ao solo saturado. O risco para enchentes, alagamentos e até mesmo ocorrência de deslizamentos de terra é alto para os próximos dias. (Stefanie Tozzo)

Tags:, , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade