MACEIÓ E RECIFE COM RISCO DE CHUVA FORTE

A circulação de ventos sobre o Brasil está favorecendo a concentração de umidade sobre a costa leste do Nordeste. Desde o começo da semana, as áreas de instabilidade vêm provocando bastante chuva especialmente em Sergipe e Alagoas. Agora, a chuva tende a aumentar também pela costa de Pernambuco e da Paraíba.

Um temporal voltou a cair sobre Maceió na tarde desta quarta-feira (24). Só em uma hora, das 12 às 13 horas foram 30,8 mm de chuva, segundo a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O total acumulado alcançou 54 mm no período de quatro horas.

Nesta quinta-feira (25), o leste de Alagoas e de Pernambuco inclusive as capitais Maceió (AL) e Recife (PE) continuam com chuva forte. As áreas de instabilidade estão ganhando força e o alerta é para chuva volumosa. Outras áreas da costa leste do Nordeste, como a Bahia e Sergipe, seguem com pancadas de chuva moderadas.

Chuva vai aumentar no leste da Paraíba

A semana vai seguir com chuva frequente na costa leste do Nordeste. Além de Sergipe, Alagoas e Pernambuco, as áreas de instabilidade vão ganhar força sobre o litoral da Paraíba especialmente a partir de sexta-feira (26). João Pessoa volta a ter chuva forte.

Maceió e Aracaju já tiveram muita chuva em maio

O mês de maio é época normal de chuva na costa leste do Nordeste e os volumes já foram bastante elevados até agora nas capitais Maceió e Aracaju. Entre o dia primeiro e às 9 horas do dia 24, choveu 349,7 mm em Maceió. O volume corresponde a 92% da média histórica de maio, que é de 382 mm.

Aracaju já registra, no mesmo período, 289,6 mm, o correspondente a 87% da média mensal, que é de 334 mm.

Como fica a costa norte

Novas áreas de instabilidade voltam a avançar para a costa norte do Nordeste no fim de semana. As pancadas de chuva voltam a ser mais frequentes no litoral do Maranhão, do Piauí e do Ceará. Fortaleza fica instável com chuva a qualquer hora, mas sem alerta de chuva forte.

Veja no mapa os acumulados de chuva estimados para todo o Nordeste até o dia 29 de maio:

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade