HERBALIFE ESTÁ SENDO INVESTIGADA SOBRE SUSPEITA DE PIRÂMIDE FINANCEIRA!

A Herbalife apresentou hoje sua defesa formal contra as acusações de que seus negócios são, na verdade, um “esquema de pirâmide”. Durante encontro com analistas e investidores, com duração de duas horas e meia, foram divulgados vídeos e slides e usados argumentos de um professor da americana Northwestern University.

O presidente da companhia, Michael Johnson, e seus principais executivos focaram na defesa do modelo de vendas diretas. “Escoteiras vendem biscoitos dessa maneira também. E ninguém as ataca”, argumentou o executivo-chefe da fabricante de suplementos destinados ao emagrecimento de seus clientes.

No mês passado, Bill Ackman, gestor da Pershing Square Capital Management e famoso por ser um investidor que participa ativamente da gestão das companhias em que aplica os recursos, montou uma apresentação de 334 páginas para mostrar que todo o modelo da Herbalife é baseado no recrutamento de distribuidores e não na venda dos produtos.

Hoje, a empresa contra-atacou: “nossos produtos têm alta qualidade, são consumidos por milhões de pessoas e nossas finanças são íntegras e transparentes”. Contra a alegação de que a maior parte das vendas não é feita no varejo, o grupo disse que apenas 8% dos itens é comercializado por seus consultores, o resto sendo destinado a lojas.

Para provar que a base de clientes é realmente grande, em vez de se utilizar de números, a Herbalife apresentou uma pesquisa da consultoria Lieberman Research. De acordo com o estudo, há 73% de reconhecimento da marca por parte dos consumidores, com margem de erro de 1,6 ponto percentual para cima ou para baixo.

Quanto à pergunta de Ackman de por que a receita da companhia cresce mais do que a concorrência, sendo que seu produto é um dos mais caros, Johnson respondeu que “o que interessa é o preço por peso da embalagem”. Ou seja, levando em conta o volume que o cliente leva para casa, o preço dos suplementos da Herbalife estaria na média do mercado.

Logo após assistir à apresentação on-line, o fundador do fundo Pershing, que já declarou estar “vendido” nas ações da Herbalife, soltou uma nota à imprensa. “A empresa distorceu, interpretou de forma errada ou simplesmente ignorou a maioria de nossos argumentos”, afirmou.

“Nessa apresentação, a Herbalife disse que está abertas a perguntas de ‘qualquer um’ que queira entender seu negócio. Em breve, a Pershing Square vai publicar uma série de questões detalhadas que pode ajudar investidores, reguladores, consultores e qualquer um interessado para conhecer de verdade a Herbalife”, acrescentou.

Segundo a nota, desde que o fundo acusou a empresa de ser uma pirâmide, várias pessoas contactaram a gestão para conseguir mais informações a respeito. Ackman ainda informou que muitos ex-funcionários e distribuidores do grupo estão revelando informações importantes sobre o modelo de negócios da companhia.

O mercado pareceu acreditar mais no investidor “ativista” do que nos executivos da Herbalife. Por volta das 18h40 (horário de Brasília), as ações da empresa recuavam 1,6% na Nyse, bolsa de Nova York, sendo cotadas em US$ 39,33.

Fonte: Notícias Goiás

1 comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade