ROTARY PROMOVE COM SUCESSO CAMPANHA HEPATITE ZERO EM SIMÃO DIAS

O Rotary de Simão Dias, um dos clubes mais bem avaliados do Distrito 3.490 prossegue proporcionando ações no sentido da prestação de serviços e desta vez com benfeitorias preventivas para a saúde da comunidade.

Tudo começou quando a Governadora Assistente, Márcia Dellovo conseguiu para o Rotary através da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH) mil kits e material suficiente para realizar a Campanha Hepatite Zero em Simão Dias.

Campanha mundial, a Hepatite Zero tem o objetivo de examinar pessoas para detectar a presença da doença Hepatite C e o encaminhamento para tratamento em casos com resultados positivos.

O sábado ainda não tinha amanhecido mas populares já formavam fila na Praça da Matriz objetivando a participação nos exames e serem atendidos logo no início dos trabalhos. No local, além de exames do Hepatite C a população tinha direito a fazer testes de glicemia e aferição de pressão arterial. Moradores de outras cidades da região a exemplo de Paripiranga (BA) e Poço Verde (SE) estiveram presentes e sendo beneficiadas com as ações do referido projeto de saúde. Durante toda a manhã a movimentação de pessoas no local foi muito intensa e a procura pelos serviços teimava em não cessar. Podiam participar homens e mulheres acima de 40 anos ou pessoas tatuadas de qualquer idade.

Com apenas uma picada em um dos dedos das mãos, todos os participantes souberam se possuíam ou não a doença. Em caso de testes positivos, seria feito o encaminhamento necessário e  todas as informações seriam oferecidas para que o tratamento seja iniciado o mais breve possível. Os resultados eram entregues em uma  sala da Escola Estadual Fausto Cardoso, minutos depois da realização dos exames.

De acordo com levantamento preliminar do Rotary, a Campanha Hepatite Zero em Simão Dias realizou 702 exames de Hepatite C e destes apenas um foi constatado com resultado positivo.

Parceria Importante

Assim que foram comunicados que o Rotary tinha sido contemplado com o projeto os rotarianos de Simão Dias liderados pelo seu presidente Cézar Valadares trataram de ir em busca de parceiros.

O Centro de Formação de Profissionais Senhora Santana, que tem em sua direção a enfermeira Madalena foi o primeiro a abraçar a causa. O curso de enfermagem que acontece às noites no Colégio Pierre Freitas logo teve vários de seus alunos confirmando participação nas atividades da campanha Hepatite Zero.

A Prefeitura de Simão Dias através da Secretaria de Saúde também confirmou parceria junto ao Rotary ao fornecer o microônibus ambulatorial além de profissionais da saúde coordenados por Paulo e Joseane para atuarem nas ações do projeto.

A Rádio Tropical FM teve papel importante na divulgação do evento além de promover entrevistas sobre o tema onde ouvintes tiveram a oportunidade de obter respostas ou tirar dúvidas sobre o assunto.

André Lanches novamente de forma gentil cedeu o espaço de seu estabelecimento comercial para que o Rotary pudesse utilizá-lo para as atividades. Foi neste espaço que aconteceram as inscrições e os exames numa enorme aglomeração de profissionais, estudantes e populares.

A avaliação que o Rotary e todos que participaram dos trabalhos fizeram é que o projeto foi excelente e que deve ocorrer outra vezes incluindo desta feita a zona rural.

Informações: Portal Edelson Freitas

Bookmark e Compartilhe Tags:, ,

Nenhum Comentário Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

Dados do Autor

Edelson Freitas

Radialista (há quase 17 nos) e apresentador do programa Tropical Notícias da rádio Tropical FM de Simão Dias/SE. (www.tropicalfm104.com.br). Como profissional da imprensa meu objetivo é levar a informação para os internautas/leitores no sentido de deixá-los mais atualizados e sempre priorizando a prestação de serviço, principal fator da comunicação.

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade