Eclipse solar anular (NASA)
A fase anular desse raro eclipse solar do solstício é visível em partes da África e Ásia, incluindo a República Centro-Africana, Congo, Etiópia, sul do Paquistão, norte da Índia e China. Se o tempo permitir, as pessoas nessas áreas verão a característica “anel de fogo”.
Caminho da sombra do eclipse
Regiões que devem ver, pelo menos, um eclipse parcial: Sul / Leste da Europa, Grande parte da Ásia, Norte da Austrália, Grande parte da África, Pacífico e Oceano Índico.
Caminho do eclipse solar anular, 21 de junho de 2020
Eclipse no solstício é raro
Em muitos fusos horários , esse eclipse ocorrerá no mesmo dia do solstício de junho. A única outra vez que um eclipse solar anular vai coincidis com o solstício de junho, ainda neste século, é em 21 de junho de 2039 .
Alta magnitude, caminho estreito, anularidade curta
O caminho desse raro eclipse do “anel de fogo” do solstício é longo – abrange dois continentes, África e Ásia e 14 países – mas também é muito estreito. No seu ponto mais amplo, na África Ocidental, o caminho tem apenas cerca de 85 km(53 milhas) de largura. Aqui, a anularidade dura cerca de 1 minuto e 20 segundos.
No local do “ápice do eclipse”, em Uttrakhand, Índia , perto da fronteira da China e do Nepal, a magnitude do eclipse é de 0,996 e a largura do caminho é de aproximadamente 21 km (13 milhas). A anularidade aqui dura cerca de 38 segundos.
Esse eclipse também tem a maior magnitude (0,99401) no instante do ápice do eclipse entre todos os eclipses solares anulares entre 2003 e 2031. O próximo eclipse solar anular com uma magnitude maior será em 12 de setembro de 2034 .
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL