EX – COMBATENTE DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL É SEPULTADO EM SIMÃO DIAS!

No final da tarde desta quinta, 7, foi sepultado no cemitério São João Batista, na cidade de Simão Dias, o corpo de João Correia do Nascimento, 91 anos, ex – combatente da segunda guerra mundial. O cortejo fúnebre foi acompanhado por uma multidão, inclusive, representantes das Forças Armadas.
João Correia, natural de Simão Dias, nasceu no dia 29 de janeiro de 1922 e residiu no povoado Barnabé quando aos 22 anos foi chamado através de sorteio para servir ao Exército.Sua carreira militar teve início em Aracaju sendo transferido para Salvador onde foi convocado para atuar na segunda grande guerra. Em locomotiva, João foi da capital da Bahia para Caçapava no interior paulista e de lá se deslocou para a capital fluminense, Rio de Janeiro.
Na cidade maravilhosa, embarcou de navio para a Itália em viagem que durou 16 dias.
Baseado em relatos, no continente europeu, o conflito reuniu sensações de aflição, terror e tristeza por causa da morte e o desaparecimento de companheiros além do desespero de não poder enviar notícias aos seus familiares.
Assim como aconteceu com muitos brasileiros e dentre eles sergipanos, João teve a graça de Deus de ouvir que a guerra tinha terminado e sobrevivido aos ataques dos países inimigos.
Antes de regressarem ao Brasil, os bravos soldados receberam as bençãos do Papa Pio 12, em Roma. De volta a Simão Dias, João Correia, casou – se, constituiu família e teve 3 filhos, sendo duas mulheres. Como gostava de futebol, logo providenciou um campo na comunidade do Barnabé e um time que ainda hoje está na ativa tendo a frente seu filho Claudionor e seus netos. João, também fez a cessão de um terreno para o Estado construir uma escola que atualmente faz parte da rede municipal de ensino e para a obra de uma igreja junto com os moradores. A capela que tem São João Batista como padroeiro, continua firme como expressão de fé e fazendo parte marcante da história do povoado Barnabé. Sua histórias serviram e muito para trabalhos de pesquisas escolares.
João Correia, homem que defendeu o país foi um herói da pátria verde e amarela, mas aos 91 anos e com problemas de saúde, acabou descansando em paz para a eternidade.

Trechos retirado de texto lido pelo radialista Edelson Freitas no programa Tropical Notícias.

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade