DENGUE: CARAVANA DE 100 AGENTES DE SAÚDE REFORÇA COMBATE EM MUNICÍPIOS SERGIPANOS

Ministério da Saúde

Para fortalecer o combate ao mosquito da dengue, neste ano, a secretaria estadual de saúde de Sergipe designou 100 agentes para reforçar a prevenção da doença nos municípios. A chamada “Brigada Itinerante de Combate à Dengue” está sendo deslocada para os municípios onde foi detectado alto risco de infestação do mosquito. Os primeiros a serem visitados foram as quatro cidades onde foram detectados os maiores índices de infestação: Salgado, Riachão do Dantas, Siriri e Nossa Senhora da Glória.

Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde de Sergipe, Mércia Feitosa de Souza, as equipes da secretaria estadual de saúde atuam em cooperação com as secretarias municipais.

“Vai se somar aos profissionais que já atuam no município, que conhecem a realidade e o território e sabem quais são as áreas mais críticas. Os agentes comunitários do município fazem o controle químico. Os da brigada fazem o controle mecânico, a educação e a mobilização.”

Antes da visita, a equipe estadual se reúne com a equipe municipal para discutir as estratégias de combate. De acordo com o governo, em um dia, a Brigada Itinerante de Combate à Dengue consegue visitar todo uma localidade de 3,5 mil habitantes. Além de fazer a limpeza de terrenos que poderiam ser criadouros do mosquito, as equipes conversam com moradores e fazem palestras em escolas para mobilizar a população contra o mosquito da dengue. Mércia Feitosa ressalta que a participação da população é essencial nessa batalha.

“A ideia é essa: não deixar esse mosquito nascer. Acho que a gente tem que ter os cuidados, mas que cada um tem que fazer o seu papel. Nessa força conjunta, a gente consegue manter isso sob controle.”

Além do trabalho dos agentes de endemias, as autoridades de saúde reforçam o papel dos moradores no combate a focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A recomendação do Ministério da Saúde é de que essa limpeza dentro de casa seja semanal.

Sergipe aparece na lista dos 11 estados brasileiros em que o Ministério da Saúde identificou possibilidade de surto de dengue em 2020. De acordo com órgão, a dengue tipo 2, um tipo mais grave da doença, que não ocorria nesses pontos do país desde 2008, pode avançar para essas áreas neste ano. Em janeiro, em Sergipe, foram notificados 40 casos suspeitos de dengue, 12 confirmações e nenhuma morte.

Em 2019, em todo Brasil, foram notificados mais de um milhão e meio de casos prováveis de dengue. Por isso, a luta contra o mosquito não pode parar. Cada pessoa deve se tornar um fiscal para eliminar focos com água parada e impedir que o mosquito se prolifere.

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada Brasil. 

Infográfico diferenciando os sintomas da Dengue, Zika e Chikumgunya. Arte: Ítalo Novais/Sabrine Cruz

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade