COVID-19: QUEM CONTRAIU PODE PEDIR AUXÍLIO-DOENÇA

O TRABALHADOR COM CASO GRAVE DE COVID-19 PODERÁ PEDIR AUXÍLIO DOENÇA AO INSS. 

DE ACORDO COM A REGRA, TRABALHADORES FORMAIS AFASTADOS DO TRABALHO POR MAIS DE 15 DIAS PODEM SOLICITAR O BENEFÍCIO.  EM GERAL, QUEM É DIAGNOSTICADO COM O NOVO CORONAVÍRUS RECEBE UM AFASTAMENTO DE 14 DIAS DO TRABALHO.  A MEDIDA É PARA NÃO INFECTAR OUTRAS PESSOAS NO AMBIENTE DE TRABALHO.  MAS NOS CASOS EM QUE A DOENÇA EVOLUI, E O TRABALHADOR PRECISA DE INTERNAÇÃO, O AUXÍLIO DOENÇA DEVE SER SOLICITADO. 

PORÉM, DE ACORDO COM A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS PERITOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL, O PEDIDO DE AUXÍLIO DOENÇA DEVE TER O CID, A CLASSIFICAÇÃO DA DOENÇA, COM O CÓDIGO B 34 PONTO DOIS.  ALÉM DISSO, O PEDIDO MÉDICO DEVE INFORMAR QUAL COMPLICAÇÃO O PACIENTE OBTEVE COM A COVID-19, COMO TROMBOSE OU DOENÇA CARDÍACA. 

ESTA REGRA VALE PARA TRABALHADORES FORMAIS, COM CARTEIRA ASSINADA.  JÁ QUEM É AUTÔNOMO, PRECISA TER CONTRIBUÍDO POR UM ANO PARA A PREVIDÊNCIA E SE ENCAIXAR NOS CRITÉRIOS DE CARÊNCIA DO INSS.  O AUXÍLIO DOENÇA É PAGO PROPORCIONALMENTE O SALÁRIO DO TRABALHADOR. OS PRIMEIROS 15 DIAS DE AFASTAMENTO É PAGO PELA EMPRESA E O RESTANTE PELA PREVIDÊNCIA SOCIAL.

Tags:, , , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade