CONVOCADA, COORDENADORA DE ATENÇÃO BÁSICA DE SIMÃO DIAS PRESTA ESCLARECIMENTOS AOS VEREADORES!

A Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Lúcia Sampaio, atendendo convocação do vereador Ruy Dória (PPS), esteve na sessão desta noite levando informações ao conhecimento público e respondendo as mais variadas indagações dos vereadores. Na primeira parte, a coordenadora utilizou – se do tempo disponível para expor dados a respeito de ações da sua pasta e reconhecendo falhas, inclusive vindas também de gestões anteriores. Na sequência os parlamentares tiveram tempo para protagonizar uma espécie de sabatina.
O vereador João Déda (PSB) destacou a competência da coordenadora, solicitou que haja um debate amplo reunindo Município com agentes de saúde e lamentou a ausência do secretário de Saúde, Leninho. Dr. Ruy, frisou que a ausência do secretário de Saúde na sessão prova que ele não tem capacidade de debater temas focados ao setor que comanda.
Rogério Nunes, (PSB), vereador proponente da Moção de Repúdio contra a coordenadora, informou em sua participação que a motivação foi a saída do Doutor Albert e da enfermeira Sara que atendiam em povoados como Curral dos Bois, Mata do Peru e Pau de Leite, por não concordarem com a referida coordenadora.
Vereador Fábio Rabelo (PSB), além de parabenizá – la indagou os motivos pelos quais as problemáticas de outras gestões, citadas por Ana Lúcia continuavam acontecendo já que essa é a administração da “mudança”. Dedé do Pastinho (PSB) destacou que a comunidade simãodiense não pode perder uma profissional tão gabaritada. Ainda em sua fala teceu duras críticas aos médicos que atuam no município. A parlamentar da base de situação, Rosa Cecília (PP), alertou a coordenadora de Atenção Básica que agentes de saúde também são colaboradores e tem muito a ensinar, por isso é necessário investir e não moldar. Para a parlamentar é necessário agregar teoria, prática e parte humana, assim sendo, possivelmente evitaria o clima de mal estar. O líder do prefeito, Jorgeval Silva (PP), atestou ser complicado exigir dos médicos a questão da carga horária e aproveitou para enaltecer os trabalhos desenvolvidos pelos agentes de saúde. A mudança na referida área, segundo ele, vem se mostrando no aumento do número de exames no Laboratório Municipal e no atendimento na Clínica da Saúde da Família. Já o vereador Zé Carlos (PSB) apenas cumprimentou a convidada e proferiu seus parabéns pelos seus brilhantes trabalhos.
As perguntas em sua maioria foram formuladas com teores técnicos e muito bem respondidas, uma vez que a profissional de saúde é altamente competente e dominadora do assunto. Ana Lúcia Sampaio confirmou atuar há quase 4 meses em Simão Dias e que não se encontra na condição de exonerada, como boatos vem apontando. Ainda em seu pronunciamento informou que foi erroneamente rotulada, mal interpretada e não nega que tenha passado por situações delicadas, mas é defensora de trabalho conjunto e reestruturação em alguns aspectos na estrutura básica da saúde.
Quem concluiu o debate foi o parlamentar proponente Dr. Ruy, agradecendo a presença da coordenadora e da convocação aceita, uma vez que segundo o vereador o papel seria do secretário municipal de Saúde, Leninho que no seu ponto de vista é “incompetente e prova ser uma troca de favores eleitoreiros”. Ruy, informou que o município já tem recebido cerca de R$ 1 milhão para construção de novos postos de saúde, porém, não dispõe ainda de terreno para a obra. Caso Ana Lúcia seja demitida, o vereador fará uma conclamação popular visando um movimento, manifestando indignação pelo ato e cobrando a volta da profissional.
Em sua mensagem final, Ana Lúcia, enalteceu o trabalho do secretário de Saúde do Município, ao frisar que ele não é técnico e sim exerce cargo de confiança, mas que é merecedor do reconhecimento da população. Segundo ela, Leninho não veio porque a convocação foi direcionada à chefe de coordenação e não ao secretário de Saúde.

Informações: Portal Edelson Freitas

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade