BAHIA/SERGIPE: VIRADA DE MÊS COM PREVISÃO DE MUITA CHUVA

Foto: Caxias (MA), por Anderson BironClimatologicamente o mês de março é um dos mais chuvosos do ano na região de São Luís, capital do Maranhão. A média histórica de chuva, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, é de aproximadamente 462 mm, a mais alta do ano, superando em alguns milímetros a média para o mês de abril, que é de aproximadamente 458 mm.

Os meses de março são muito chuvosos normalmente na região do litoral do Maranhão devido à influência das áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical.

São Luís tem segundo março mais chuvoso em 15 anos

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, do dia 1 de março até 9 horas da manhã de 29 de março, São Luís acumulou 686,4 mm. É o segundo ano consecutivo que o volume de chuva de março supera os 600 mm. Em março de 2020, o acumulado foi de 657,8 mm. Porém, o março mais chuvoso em 15 anos, desde 2006, foi o do ano de 2019,, quando a capital maranhense acumulou 818,2 mm. 

Previsão para próximos dias

Para os dois últimos dias de março e para os primeiros dias de abril de 2021, a previsão é de que todo estado do Maranhão continue tendo pancadas de chuva regulares, especialmente à tarde e à noite. Além do risco de raios todos os dias, a chuva pode ser forte em várias horas, em diversos locais do estado. Há risco de chuva forte também em São Luís.

Chuva para o Nordeste

Não é apenas o estado do Maranhão que será beneficiado com chuva nesta virada de março para a abril. Até pelo menos o sábado, 3 de abril, as pancadas de chuva devem ocorrer com frequência sobre o Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. 

Na Bahia, o tempo seco e o sol predominam nesta terça-feira, 30 de março, mas a partir da quarta-feira, as condições para chuva aumentam progressivamente sobre todo o estado.

Tags:, , , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade