BAHIA: CHUVA VOLUMOSA ALAGA CAPITAL

Salvador_temporal_26-11-2019-animaFortes áreas de instabilidade cresceram sobre o Recôncavo Baiano causando grandes volumes de chuva sobre Salvador e outros municípios da região. A chuva forte e muito volumosa deixou ruas completamente alagadas. A imprensa local mostrou imagens de uma pessoa usando caiaque para se deslocar em ruas alagadas do bairro da Ribeira, na capital  baiana.

O motivo da chuva intensa foi a passagem de uma frente fria que desde o domingo passado vem estimulando a ocorrência de fortes pancadas de chuva sobre a Bahia.

Volumes de chuva
Em Salvador, o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – registrou 80,6 mm de chuva na região de Ondina, entre 9 horas do dia 25 e 9 horas de 26 de novembro. Mas o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais – registrou volumes muito maiores que superaram os 200 mm em 24 horas.

Confira alguns acumulados registrados pelo CEMADEN em Salvador e em outros locais do Recôncavo, entre 10h50 do dia 25 e 10h50 do dia 26 de novembro de 2019, aproximadamente.

Salvador/Rio Sena: 204,8 mm

Salvador/Cabula: 202,2 mm

Salvador/Centro: 231,2 mm

Salvador/Stiep: 224,2 mm

Salvador/Periperi: 153,2 mm

Santo Amaro/Povoado de Pedras: 151,6 mm

Santo Amaro/Polivalente: 109,8 mm

Candeias/Sarandi: 125,0 mm

Lauro de Freitas/Areia Branca: 74,5 mm

Feira de Santana/Mussurunga: 105,6 mm

Mais chuva até a quinta-feira
A situação do Recôncavo Baiano tende a piorar, pois as nuvens carregadas que já provocaram a chuvarada estão quase paradas sobre a região. Com pouco deslocamento, a chuva persiste no decorrer desta terça-feira, prolongando-se até a noite e ainda podendo ser moderada a forte em vários locais do Recôncavo.

Nas imagens de satélite é possível ver o aglomerado de nuvens carregadas (manchas coloridas) que se formaram sobre o Recôncavo e persistem sobre a região. A imagens são do período entre 8 horas e 10h20 de 26/11/2019, captadas pelo satélite GOES 16.

Previsão de mais chuva
A previsão é de mais chuva nesta quarta e na quinta-feira, 28 de novembro. As áreas de instabilidade ficam praticamente paradas nas próximas 48 horas, mas enfraquecendo devagar. 

Os volumes de chuva não devem ser tão grandes como os de hoje, mas ainda pode chover com moderada a forte intensidade em algumas horas amanhã e na quinta-feira. De qualquer forma, mesmo que a chuva diminua, é alto o risco de deslizamento e mais enchentes no Recôncavo nas próximas 48 horas por causa do elevado volume de chuva que cai nesta terça-feira, 26, que está encharcando o solo. 

Quando a chuva vai parar?
As áreas de instabilidade devem se dissipar na sexta-feira, 29, que já será com bastante sol sobre o Recôncavo. Na sexta e no fim de semana, o tempo deve ficar firme, com sol e sem previsão de chuva, o que vai ajudar a população nos trabalhos de limpeza a verificação dos danos causados pela chuva.

Tags:, , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade