AFTOSA: DOSAGEM DA VACINA É REDUZIDA

Produtores de bovinos e bubalinos do estado deverão ficar atentos para a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, que acontecerá no próximo mês de maio. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) reduziu a dosagem da vacina de 5 ml para 2 ml à maioria dos estados brasileiros, com exceção do estado de Rondônia. Em Sergipe, a vacinação deverá ocorrer em animais de todas as idades.

A mudança da dose está prevista no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que deverá culminar com a retirada total da vacinação no país até 2021. “Diante da retirada do vírus tipo C, cujo vírus encontra-se ausente na América do Sul, assim como a retirada da substância Saponina, não há necessidade de permanecer com a dosagem de 5 ml da vacina”, explica a diretora da Defesa Animal e Vegetal  da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Salete Dezen.

Efeitos

Segundo ela, com a redução da dosagem, a previsão é que ocorram menos reações nos animais, a exemplo de caroços e inchaço. “Além disso, com frascos menores, as vacinas ocuparão menos espaço no momento de seu armazenamento, facilitando o transporte e reduzindo o custo de refrigeração”, ressalta.

Salete orienta ainda que os comerciantes que ainda possuem as vacinas com dosagem de 5 ml entrem em contato com a Central de Selagem ou procurem o escritório da Emdagro mais próximo e a Superintendência do Ministério da Agricultura para o reconhecimento dos frascos. “Com a redução da dosagem para 2 ml, fica proibida a comercialização da vacina de 5 ml e o comerciante que for flagrado comercializando a dosagem antiga responderá a penas previstas pela legislação. O produtor deve ficar bem atento na hora de adquirir a vacina”, alerta Dezen.

O Ministério preparou um manual para orientar a fiscalização do comércio de vacinas contra a febre aftosa, atualizando a publicação de 2005. A versão digital, contendo orientações aos serviços veterinários estaduais e aos distribuidores sobre a qualidade exigida ao produto, deverá ser disponibilizada ainda esta semana.

Importância

Mais de um milhão e duzentos mil animais, entre bovinos e bubalinos, deverão ser vacinados em Sergipe. A vacinação contra a doença é de fundamental importância para o estado e o país manterem o status de zona livre. Em 2001, o estado obteve a Certificação Internacional pela OIE como zona livre da febre Aftosa com vacinação.

Por: Correio de Sergipe

Tags:, , , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade