Depois de um longo período de estiagem a chuva voltou a cair sobre a Bahia. Em muitas áreas do interior baiano, as pancadas de chuva ocorrem de forma frequente e até volumosa, especialmente no oeste do estado.
As pancadas de chuva foram volumosas na segunda quinzena de outubro e em algumas áreas, como Barreiras, o mês fechou com cerca de 70 milímetros acumulados, conforme a medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Este valor foi pouco se comparado à média de chuva de outubro, que é de aproximadamente 193 milímetros. Com a intensificação de áreas de instabilidade sobre a Bahia esta primeira quinzena de novembro promete terminar com um volume acumulado de chuva bastante alto.
A formação de grandes áreas de instabilidade favorece o crescimento de nuvens carregadas sobre o Nordeste do Brasil nos próximos dias, inclusive neste feriado prolongado de Proclamação da República. Temporais isolados serão observados a partir da tarde em diversas áreas do interior do Maranhão e do Piauí. Na Bahia, a chuva será mais forte e frequente, pelo menos até o final desta quinzena.
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL