SUPERMERCADOS DE SERGIPE NÃO PODEM MAIS ABRIR AOS FERIADOS!

Por determinação da Justiça, os supermercados do Estado de Sergipe não podem abrir aos feriados. O Tribunal Superior do Trabalho negou recurso movido pelas empresas e manteve o entendimento de que comércio varejista não pode obrigar os funcionários a trabalhar sem haver acordo em convenção coletiva. A entidade que representa os supermercados não pretende mover outro recurso.

Para o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio em Sergipe, a decisão judicial foi considerada uma vitória já que era uma reivindicação histórica e o feriado pertence ao trabalhador, não à empresa. A decisão inibe abusos, pois os empregados antes eram explorados.  Antes de ter recurso negado, os supermercados já haviam sofrido outras derrotas, pois a Justiça entende que a lei 10.101/2000 estabelece a necessidade de acordos coletivos para funcionamento nos feriados. Para Ronildo Andrade, presidente da Federação dos Empregados no Comércio de Sergipe (Fecomse), a categoria aceita trabalhar, contato que haja acordo e pagamento de 100% adicional pelo trabalho, vale-transporte, refeição e gratificação.

O presidente da Associação Sergipana de Supermercados (Ases), Manoel Prado Vasconcelos Filho, disse que o setor vai procurar dialogar. O interesse será negociar, já que os empregados têm conseguido decisões favoráveis judicialmente. Para ele, o funcionamento dos supermercados estará muito caro nos feriados. Com o valor do novo salário mínimo, as empresas de pequeno porte terão muitas dificuldades.

Informações do Jornal da Cidade

1 comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade